Deuses & Deusas Celtas "M"

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Macha - O Corvo. Rainha da Vida e da Morte no panteão irlandês. Um dos aspectos da Morrigu, era reverenciada também em Lughnasadh. Após uma batalha, os irlandeses cortavam a cabeça dos vencidos e ofereciam a Macha. Deusa protetora da guerra, e da paz, Macha regia também a astúcia, força física, sexualidade, fertilidade e o dominio sobre os machos.

Manannan mac Lir/Manawyddan ao Llyr/Manawydden - Filho do deus do mar Llyr, era homenageado como uma das principais divindades do mar pelos irlandeses. Reverenciado ainda como protetor dos navegadores, deus das tempestades, da fertilidade, da navegação, dos mercadores e do comércio. Tinha uma armadura mágica que se dizia ser impenetrável.

Mari - Deusa celta dos bascos, presidia a chuva e punia os ladrões e mentirosos.

Math Mathonwy - Deus da feitiçaria, da magia e do encantamento no folclore galês.

Merlin/Merddin/Myrddyn - Figura já conhecida do círculo da mitologia arturiana, este era o Grande Feiticeiro, o Druida Supremo dos galeses. Dizia-se que aprendeu sua magia com a própria Deusa, sob os nomes de Morgana, Viviane, Nimue ou Rainha Mab. A tradição diz que Merlin dorme numa caverna de cristal depois de enganado por um encantamento de Nimue. Merlin era o senhor da ilusão, profecia, advinhação, previsões, artesãos e ferreiros. Diz-se ainda que tinha grande habilidade de mudar de forma.

Mocca - Deusa celta da terra.

Morrigu/Morrigan/Morrighan/Morgan - A Morrigu era tida como a Grande Rainha, Senhora Suprema da Guerra, Rainha dos Fantasmas e Rainha Espectro, pois possuía uma forma mutável. Reinava sobre os campos de batalha, ajudando com sua magia. Representa o aspecto idoso da Deusa Tríplice, sendo associada aos corvos e gralhas. Patrona das sacerdotisas e feiticeiras.

0 comentários:

Postar um comentário