Magia do Mar

quarta-feira, 18 de maio de 2016

 

É aquela praticada próximo ao oceano, ou com objetos criados e transformados pelo oceano.
Há milênios o mar é cultuado, temido, consagrado, ora-se a ele, oferecem-se sacrifícios a ele, é reverenciado. Tem sido a morada das deusas e deuses, sereias e tritões, ondinas e serpentes - monstros horrendos e encantadoras sereias que enganavam os marinheiros, atraindo-os para a morte em rochas traiçoeiras.
Sob suas ondas escondem-se antigas e fabulosas terras e civilizações - Atlântida, Lemúria, Lyonesse, para citar algumas - e dele toda a vida surgiu. Portanto, o mar é tanto o início quanto o fim, o alfa e o ômega - a fonte da toda a vida e daquilo que a consome.
Em priscas eras, assim como hoje, os centros populacionais localizavam-se nas proximidades de rios ou na costa, garantindo acesso fácil e alimento - peixes, crustáceos, algas - bem como uma plataforma pela qual artefatos de bambu e piche, madeira e cordas, e posteriormente de formas mais sofisticadas, podiam flutuar e viajar para terras distantes.
Esses povos dependiam do mar para obter alimento; assim, suas próprias vidas eram nele personificadas. Deusas e deuses surgiram de suas profundezas e amorosamente abriram seus braços para abraçar os povos simples, ou sopravam ondas que destruíam suas frágeis embarcações e devastavam aldeias.
Assim como os rios, nascentes e riachos eram reverenciados, também o mar o era. Em conjunto com os ritos religiosos, praticava-se magia, assim como hoje.
Muitas das antigas deidades do mar são hoje objetos de livros - Posseidon, Ísis, Llyr, Mari, Netuno, Shony, Tiamat, Manannan - todos esses e muitos outros receberam libações, incensos, sacrifícios.
O que os livros parecem desconhecer é que eles ainda vivem; seus murmúrios são ouvidos nos ruídos do oceano e seus poderes aumentam e minguam com a lua. Eles aguardam o momento de se erguer e serem novamente reconhecidos.
Apesar de não precisar cultuar o mar ou suas deidades para praticar a magia do mar, você deve respeitá-lo como um amplo depósito de poder. É nossa mãe ancestral, mais antiga que os continentes sobre os quais vivemos, mais velha que a árvore ou a pedra, É o próprio tempo.
A magia do mar é melhor se praticada próxima ao oceano, mas muitos dos encantamentos podem ser levemente alterados e praticados em qualquer lugar, desde que você possa obter alguns instrumentos.
Um pote com água onde tenha misturado um pouco de sal funciona como uma conexão com o oceano, assim como uma banheira cheia de água salgada. Em antiquários e casas especializadas, procure conchas, areia, alga marinha e outros itens.
A magia do mar é misteriosa e flexível como os próprios oceanos.

As Marés

 As marés são um aspecto essencial da magia do mar, assim como a lua para toda magia. Elas assinalam o pulsar do oceano, os fluxos de poder que podem ser controlados e atraídos pela magia.
Há três fases das marés, assim como a lua (em inglês, só existem três fases da lua: Crescente, Cheia e Nova), a controladora das marés:
  • Maré enchente, quando a maré sobre (de baixa para alta);
  • Maré alta, o máximo que os oceanos se elevam na praia num período de doze horas;
  • Maré vazante, quando a maré baixa (de alta para baixa).
 Na verdade, assim como com a lua, há uma quarta maré, maré baixa, mas esta geralmente não é utilizada em magia. É, no entanto, um bom período para a meditação e introspecção, e também para buscar algo em vidas passadas.
Todos os encantamentos produtivos e positivos devem ser praticados durante a maré enchente. Incluam-se aqui fertilidade, dinheiro, amor, cura e assim por diante.
A maré alta é tradicionalmente o melhor período para quaisquer tipo de encantamento; positivo ou negativo, bom ou de banimento.
Quando o mar está em vazante, é o período ideal para encantamentos destrutivos ou de banimento.
Diariamente, há duas marés altas e duas baixas. A maioria das livrarias e lojas de pesca oferece tabelas das marés, assim como jornais em cidades costeiras. Confirme as marés no dia em que desejar realizar um encantamento, se morar perto do mar, e realize-o o mais perto possível da "fase" adequada, para obter melhores resultados. Isso pode ser levado em consideração em todos os encantamentos que for realizar, mas não é necessário.
Para um ritual importante, a maré mais alta do mês é o momento mais auspicioso. Você pode determiná-la ao estudar uma tabela de marés para um mês e encontrar o maior número de metros que o mar se eleva na praia. Essa será a maré mais alta, e corresponderá sempre à lua cheia. Se não puder aguardar, não se preocupe, não prejudicará o encantamento.
Além dos poderes adicionais no mar durante a maré alta, há também uma razão prática para monitorar as marés. Ritos praticados numa faixa deserta de litoral são experiências realmente evocativas e mágicas, mas se a maré estiver subindo e a área for rochosa, com penhascos íngremes, pode acabar encurralado, sem saída.

0 comentários:

Postar um comentário