Deuses & Deusas Celtas "E"

domingo, 9 de outubro de 2011

Elaine - Aspecto virginal da Deusa no panteão galês.

Epona - Seu nome significa "Grande Cavalo", sendo homenageada em Gales como deusa dos cavalos. Seus atributos incluíam ainda a fertilidade, maternidade, prosperidade, animais, cura e colheita.

Eriu/Erin - Filha do Dagda, Erin era uma das três rainhas dos Thuatha de Dannan da Irlanda.

Etain - Deusa equina e solar celta.

Deuses & Deusas Celtas "D"

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dagda - No folclore irlandês, o Dagda era chamado de O Bom Deus, Grande Senhor, Pai dos Deuses e dos Homens, o Arquidruida, deus da magia, da terra. Rei Supremo dos Thuatha de Dannan, mestre de todos os ofícios, senhor de todos os conhecimentos. Teve vários filhos, entre eles, Brigit, Angus, Midir, Ogma e Bobd, O Vermelho. O Dagda tinha uma harpa de carvalho vivo que fazia com que as estações mudassem quando assim ordenasse. Deus dos magos e sacerdotes, senhor dos artesãos, da música e das curas.


Dama Branca - Conhecida em todos os países celtas, era identificada como Macha, Rainha dos Mortos, a forma idosa da Deusa. Simbolizava a morte e a destruição. Algumas lendas chamavam-na de Banshu, aquela que traz a morte.

Danu/Dana/Dannan - Principal Deusa Mãe dos irlandeses, às vezes identificada como Anu. Mãe dos Thuatha de Dannan, Povo de Dana, o Povo Mágico, descendentes dos deuses, que se escondeu com a chegada dos cristãos às terras celtas. Outro aspecto da Morrigu, Danu é a patrona dos feiticeiros, dos rios, águas, poços, prosperidade e abundância, da sabedoria e da magia.

Domnia - Padroeira celta dos menires e das pedras.

Druantia - "Rainha dos Druidas", deusa ligada à fertilidade, atividades sexuais, árvores, proteção, conhecimento e criatividade.

Dylan - Filho da Onda, Dylan era o deus do mar para os antigos galeses, sendo filho de Gwydion e Arianrhod. Seu símbolo era um peixe prateado.

Deuses & Deusas Celtas "C"

sábado, 1 de outubro de 2011

Caileach - Deusa celta da Terra e da Natureza, a Anciã ancestral da Escócia.

Carman - Deusa celta da guerra.

Cathubodua - Deusa celta da guerra que assumia a forma de corvo durante as batalhas.

Ceadda - Deusa celta das fontes.

Cernunnos - Deus Cornudo, Consorte da Grande Mãe, Deus da Natureza, Senhor do Mundo. Comumente representado por um homem sentado na posição de lótus, cabelo comprido e encaracolado, de barba, nú, usando apenas um torque ao pescoço, ou ainda por um homem de chifres, sendo, por isso, erroneamente comparado ao diabo dos cristãos. Os seus símbolos eram o veado, o carneiro, o touro e a serpente. Deus da virilidade, fertilidade, animais, amor físico, natureza, bosques, reencarnação, riqueza, comércio e dos guerreiros.

Cerridwen/Ceridwen/Caridwen - Deusa da Lua do panteão galês, sendo chamada de Grande Mãe e A Senhora. Deusa da Natureza, Cerridwen era esposa do gigante Tegid e mãe de uma linda donzela, Creiwy, e de um feio rapaz, Avagdu. Os bardos galeses chamavam a si mesmos de Cerddorion, filhos de Cerridwen. Há uma lenda que diz que o grande bardo Taliesin, druida da corte do Rei Arthur, nascera de Cerridwen e se tornara grande mago após tomar algumas gotas de uma poderosa poção de inspiração que Cerridwen preparava no seu caldeirão. Cerridwen é ainda a deusa da morte, fertilidade, regeneração, inspiração, magia, astrologia, ervas, poesia, encatamentos e conhecimentos.

Clidna - deusa celta da ondas do mar.

Cliodhna - Deusa celta da água, semelhante a Boann, Belisama, Sinann e Sulis.