Deuses & Deusas Celtas "D"

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dagda - No folclore irlandês, o Dagda era chamado de O Bom Deus, Grande Senhor, Pai dos Deuses e dos Homens, o Arquidruida, deus da magia, da terra. Rei Supremo dos Thuatha de Dannan, mestre de todos os ofícios, senhor de todos os conhecimentos. Teve vários filhos, entre eles, Brigit, Angus, Midir, Ogma e Bobd, O Vermelho. O Dagda tinha uma harpa de carvalho vivo que fazia com que as estações mudassem quando assim ordenasse. Deus dos magos e sacerdotes, senhor dos artesãos, da música e das curas.


Dama Branca - Conhecida em todos os países celtas, era identificada como Macha, Rainha dos Mortos, a forma idosa da Deusa. Simbolizava a morte e a destruição. Algumas lendas chamavam-na de Banshu, aquela que traz a morte.

Danu/Dana/Dannan - Principal Deusa Mãe dos irlandeses, às vezes identificada como Anu. Mãe dos Thuatha de Dannan, Povo de Dana, o Povo Mágico, descendentes dos deuses, que se escondeu com a chegada dos cristãos às terras celtas. Outro aspecto da Morrigu, Danu é a patrona dos feiticeiros, dos rios, águas, poços, prosperidade e abundância, da sabedoria e da magia.

Domnia - Padroeira celta dos menires e das pedras.

Druantia - "Rainha dos Druidas", deusa ligada à fertilidade, atividades sexuais, árvores, proteção, conhecimento e criatividade.

Dylan - Filho da Onda, Dylan era o deus do mar para os antigos galeses, sendo filho de Gwydion e Arianrhod. Seu símbolo era um peixe prateado.

0 comentários:

Postar um comentário