A Lua - Tudo o que vocês precisam saber sobre ela

quarta-feira, 6 de junho de 2018


* A Lua é o satélite natural da Terra e o astro mais próximo. Satélites são astros que giram ao redor dos planetas.
* Pisaram pela primeira vez na Lua em 20 de julho de 1969;
* Ela está distante da Terra cerca de 384.000 km;
* Seu diâmetro é de aproximadamente 3.480 km;
* Ela não tem luz própria (é um astro opaco). Ela é iluminada pelo Sol e reflete a luz dele.
* Não há atmosfera na Lua (é extremamente rarefeita; um vácuo);
* O Luar é o reflexo da luz solar que incide sobre a lua.

Assim como a Terra, a Lua também realiza um movimento de rotação (em torno de seu próprio eixo) e um movimento de translação (ao redor da Terra). A Lua realizada uma rotação sincronizada com a Terra, mostrando sempre a mesma face (o lado visível da Lua). Enquanto os tempos de cada movimento são muito distintos (*), a Lua leva praticamente o mesmo tempo para realizar os dois movimentos - aproximadamente 28 dias.

(*) = a translação terrestre dura aproximadamente 365 dias (01 ano) e a rotação dura apenas 24 horas (01 dia).

MOVIMENTOS DA LUA

* A Rotação Lunar gira ao redor do seu próprio eixo e dura aproximadamente 28 dias;
* A Translação Lunar gira em torno da Terra (aproximadamente 28 dias);
* a Resolução Lunar gira juntamente com a Terra ao redor do Sol.

O LADO ESCURO DA LUA

O teórico "lado escuro da Lua" fica iluminado quando estamos no período (fase) da Lua Nova. Vista da Terra, a Lua exibe sempre o mesma face (tudo tem relação se observarmos de forma conjunta todos os movimentos de rotação e translação, tanto lunar quanto terrestre) em relação ao Sol (Resolução).

FASES DA LUA

O movimento de translação da Lua faz com que ela apareça no céu mostrando diferentes aspectos. São as fases da Lua, onde cada uma tem 07 dias de duração.
São elas:
* LUA NOVA (ou Novilúnio): é quando ela se encontra mais próxima do Sol e a face que está voltada para nós se apresenta obscura. Nesta fase conseguimos distinguir apenas o contorno da Lua. É nesta fase que podem ocorrer eclipses solares que resultam da projeção do cone de sombra da Lua sobre a Terra.
A medida que ela prossegue ao redor da Terra, a face voltada para nós, pouco a pouco começa a ficar mais clara, dando origem a mais 03 fases (Crescente, Cheia e Minguante).
Horário: nasce às seis da manhã e se põe às seis da tarde.

* LUA CRESCENTE (ou Quarto-Crescente): ocorre 07 dias após a Lua Nova. Observamos apenas um semicírculo iluminado. Nesta fase não há formação de eclipses.
Horário: nasce ao meio-dia e se põe à meia-noite.

* LUA CHEIA (ou Plenilúnio): ocorre 07 dias após a fase Crescente, quando a Lua se encontra em oposição ao Sol (quando a Terra está entre a Lua e o Sol). Nesta fase formam-se os eclipses lunares que resultam da projeção do cone de sombra da Terra sobre a Lua, ocultando-a total ou parcialmente. Nesta fase observamos toda a face iluminada pelo Sol.
Horário: ela nasce às seis da tarde e se põe às seis da manhã.

* MINGUANTE (ou Quarto-Minguante): ocorre 07 dias após a Lua Cheia. Aparece apenas um semicírculo iluminado e não há formação de eclipses.
Horário: nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia.

Para quem não conhece:
* LUA GIBOSA é a Lua intermediária entre a Crescente e a Cheia;
* LUA BALSÂMICA é a Lua intermediária entre a Cheia e a Minguante.

ECLIPSES

É o fenômeno que decorre do alinhamento de três astros, podendo haver ocultação total ou parcial de um deles. Portanto, existem eclipses totais ou parciais.
* ECLIPSE SOLAR: ocorre durante a Lua Nova, quando a posição dos três astros é a seguinte: TERRA-LUA-SOL. Portanto, a Lua pode projetar sua sombra sobre a Terra.

Nos pontos da superfície terrestre atingidos pelo cone de sombra da Lua, ocorre o Eclipse Total. Nos pontos atingidos pela penumbra, ocorre o Eclipse Parcial. Muitas vezes, o cone de sombra não atinge a superfície terrestre, ocorre então o Eclipse Anular.
Os Eclipses totais são aqueles em que a Lua aparenta ser maior do que o Sol. Já os Eclipses Solares Anulares são aqueles em que a Lua aparenta ser menor do que o Sol.

* ECLIPSE LUNAR: ocorre durante a Lua Cheia, quando a posição dos Astros é: SOL-TERRA-LUA. Neste caso, é a Terra que projeta sua sombra sobre a Terra.

A LUA E AS MARÉS

Apesar da pequena força de atração que a Lua exerce sobre a Terra, ela influi em nosso planeta e, principalmente, sobre as águas oceânicas, provocando o fenômeno das marés.
MARÉS são os movimentos periódicos das águas oceânicas pelo qual elas sobrem ou descem.
A altura das marés depende das posições relativas do Sol, da Lua e da Terra. As marés mais altas ocorrem na Lua Cheia, ao passo que as marés mais baixas coincidem com a Crescente.

Por: Simone Abracos

0 comentários:

Postar um comentário