Magia dos Espelhos

terça-feira, 24 de maio de 2016


A pergunta da rainha das feiticeiras a seu espelho mágico no antigo conto de fadas, hoje conhecido como "Branca de Neve", é um eco de práticas tão velhas quanto o próprio tempo. Como muitos dos instrumentos de magia, o espelho é um objeto inspirado na Natureza.
Os primeiros espelhos eram os lagos. Num dia tranquilo, quando as águas  não formam ondas, pode-se observar um reflexo bastante detalhado. Na tentativa de capturar esse fenômeno, poliam-se pedras e metais até que, por fim, produziu-se o vidro que, quando revestido em um dos lados com uma fina camada de parta, produzia uma superfície reflexiva perfeita - um lago perfeitamente cristalino, "congelado" para ser usado quando desejado.
Espelhos (e superfícies reflexivas) há muito dominam nossa imaginação. Há diversas referências a espelhos no folclore, assim como na magia, se bem que tais práticas estão quase que esquecidas hoje.
O simbolismo do espelho é simples e ao mesmo tempo complexo. É considerado sagrado à lua, pois, como a lua reflete a luz do sol, o espelho é um objeto reflexivo. Sendo um símbolo lunar, os espelhos utilizados em magia são geralmente de forma redonda.
Além disso, os espelhos nos permitem ver coisas que não poderíamos ver sem sua ajuda - não apenas as coisas físicas, mas também coisas mais elevadas, como as memórias de vidas passadas, visões para o futuro, ou de eventos ocorrendo simultaneamente em outros locais.
A magia com espelhos provavelmente teve seu apogeu durante a Grécia Clássica e em Roma. Espelhos polidos de bronze eram utilizados em rituais de magia e cosméticos. A maioria desses espelhos era pequena e usada com as mãos.
Uma antiga técnica para induzir clarividência é refletir a luz de uma fogueira na lâmina brilhante de uma espada ou faca; o reflexo assim apanhado causava visões a quem nela se concentrava. Esta é apenas mais um forma de magia com espelhos metálicos.
Apesar de práticas como essa ainda serem utilizadas, a maioria das práticas com espelhos atualmente é feita com espelhos de vidro. Espelhos antigos não são necessariamente melhores, pois tendem a possuir imperfeições (como a perda da folha de prata), o que pode interferir. Muitas vidraçarias cortam espelhos sob medida, portanto não é impossível obter aqueles redondos.
Para rituais rápidos, pode-se até mesmo utilizar um espelho de bolso, se bem que isso é muito mais fácil para mulheres. Muitos encantamentos foram lançados enquanto uma mulher fingia retocar a maquiagem.
Lembre-se sempre de que o espelho é uma simples ferramenta, um elo com a lua, com seu subconsciente, e por fim com a própria Natureza.
A magia costuma ser espontânea, e você deve estar preparado praticamente para tudo.

0 comentários:

Postar um comentário