Magia das Pedras

segunda-feira, 23 de maio de 2016


A magia das pedras é aquela com a qual quase todas as pessoas estão familiarizadas, pois muitas sabem ao menos da existência das pedras de nascimento, aquelas que "pertencem" aos mês de seu aniversário. Há também uma grande massa de folclore relacionada aos poderes e usos mágicos de pedras preciosas e semipreciosas. Por exemplo, dizia-se que as pérolas causavam lágrimas, as opalas trazem azar a quem as usa e que diamantes representam a constância do amor; eis o porquê de serem usados em anéis de casamento e noivados.
Apesar de o folclore das pedras preciosas e semipreciosas ser geralmente contraditório (alguns peritos dizem que as pérolas causam lágrimas de alegria, e que as opalas atraem boa sorte), isso não é realmente importante, pois é uma prática muito cara que poucos de nós teriam condições de praticar.
Mas as pedras comuns, as quais vemos nas ruas ou escavamos de nossos quintais, aquelas que se amontoam em leitos de rios e praias, ou que se espalham como se uma não gigante as houvesse espalhado sobre o terreno, essas pedras possuem poderes e podem ser utilizadas em magia do mesmo modo que aquelas de enorme valor comercial.
O simples fato de a pedra ser valiosa não lhe confere nenhum poder especial. Claro que, quanto mais rar for a pedra, maior a mística que a cerca. Os diamantes são um ótimo exemplo. Mas eles não são necessários em magia.
Algumas vez vocês já se pegou apanhando pedras em um passeio, guardando pedregulhos em seus bolsos sem motivo aparente? Ou talvez você já tenha comprado um pedaço brilhante de ágata ou ôniz numa loja de presentes ou de curiosidades. Já se perguntou por que?
Centenas de milhares de anos atrás, as pedras eram usadas como ferramentas. Elas - e ossos - eram as únicas ferramentas disponíveis, e os povos antigos as utilizavam para colher plantas como alimento, para caças, costurar suas vestes e executar qualquer tarefa que não pudessem com as próprias mãos.
Hoje em dia, as pedras não recebem muita atenção, a não ser quando um jardineiro as encontra no solos, e silenciosamente as xinga pelo trabalho que representam para ele. Mas elas podem ser instrumentos valiosos na magia, são baratas e facilmente obtidas. Você mora na cidade? Deve haver um parque em alguma parte, ou um terreno baldio.

0 comentários:

Postar um comentário