Magia da Terra

segunda-feira, 23 de maio de 2016


Este é o elemento com o qual estamos mais à vontade, pois é nossa morada. Terra não representa necessariamente a Terra física, mas sua porção estável, sólida, segura.
A Terra é o alicerce dos elementos, a base. É nesse plano que a maioria de nós passa boa parte de nossas vidas. Quando caminhamos, sentamos, nos erguemos, rastejamos, comemos, dormimos, trabalhamos, cuidamos de nossas plantas, conferimos nossos orçamentos ou ingerimos sal, estamos trabalhando dentro do elemento da Terra.
A Terra é o domínio da abundância, prosperidade e riqueza. É o mais físico dos elementos e isso não é negativo, pois é sobre a Terra que os três outros elementos se apoiam. Sem a Terra, a vida como conhecemos não existiria.
Nas práticas de magia, a Terra "rege" todos os encantamentos e rituais que envolvam negócios, dinheiro, emprego, prosperidade em todas as suas formas, estabilidade, fertilidade e assim por diante.
Um ritual desse elemento pode ser simplesmente enterrar um objeto representando sua necessidade em uma área do solo virgem, caminhar pelo campo visualizando sua necessidade, ou desenhar imagens no chão.
A Terra é um elemento feminino. Ela sustenta, é úmida, fértil, o que a faz feminina. Esses atributos fizeram com que incontáveis civilizações vissem a Terra como a Grande Mãe, a sempre fértil Criadora da Natureza.
A Terra rege o ponto cardeal Norte, pois esse é o local da maior das escuridões e do inverno. Sua cor é o verde dos campos e das plantas.
A Terra é nossa única morada. É dela que mitologicamente surgimos e é em seu solo úmido que sepultamos nossos mortos. De sua superfície colhemos verdejantes vegetais e plantas curativas. Os animais pastam sobre ela, e em seu interior jazem riquezas de ouro e prata, pedras preciosas e óleo. Até recentemente, nenhum ser vivo - a não ser os pássaros - deixava sua superfície por mais de alguns instantes.
As antigas deusas da Terra sobreviveram até hoje na forma de Mãe Natureza, uma deidade que vem sendo resgatada por almas conscienciosas acerca da Natureza na aurora do século XXI. A Terra já foi cultuada por si só, e hoje é reverenciada por ser nossa morada e sustento. Sem ela, nós perecemos.
Movimentos ecológicos surgiram para preencher a necessidade de proteção ao nosso planeta. Espaçonave Terra, como passou a ser chamada após conseguirmos deixar sua atmosfera e contemplarmos sua massa azulada do espaço; Gaia, nossa Mãe, nosso lar, nosso tudo. Sempre foi.
Assim, ela é parte do pensamento e da prática de magia há milhares de anos.

0 comentários:

Postar um comentário