Handfasting: O Casamento

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A cerimônia de casamento apresentada a seguir é um rito de comprometimento de ligação espiritual, não legal. Antes da cerimônia é importante que toda área onde será realizado o compromisso seja consagrada com sal, água, e qualquer incenso purificador, como o de cedro, olíbano, sálvia ou sândalo.
Monte o altar e coloque nele tudo que será necessário para a cerimônia:
  • Duas velas brancas
  • Um incensório
  • Um prato com sal e terra
  • Um sino de latão
  • Uma vareta
  • Um punhal ou espada cerimonial
  • Um cálice com água
  • Uma xícara com óleo de rosa para consagração
  • Um cristal de quartzo
  • As alianças de casamento
  • Duas cordas brancas
  • Uma vassoura de palha
  • Vinho
  • Bolo de compromisso
Supondo que você é uma Alta Sacerdotisa (ou Sacerdote), trace um círculo no sentido horário usando um punhal ou uma espada cerimonial, e após cada convidado ter sido abençoado com saudações e incenso, faça soar o sino de altar para dar início à cerimônia.
O noivo e a noiva devem entrar de mãos dadas no círculo que você confeccionou. Abençoe-os novamente com incenso e saudações e coloque-os de frente pra você e o altar (norte), enquanto os convidados para o casamento estarão reunidos em torno do perímetro do círculo, dando-se as mãos para formar uma corrente humana.
De frente para os noivos, levante as suas mãos para o céu e diga:

"Neste sagrado círculo de luz reunimo-nos em perfeito amor e perfeita verdade.
Oh Deusa do amor divino, eu te peço que abençoes este casal, o seu amor e seu casamento pelo tempo em que viverem juntos no amor.
Possa cada um desfrutar de uma vida saudável, cheia de alegria, amor, estabilidade e fertilidade."

Segure o prato com o sal e terra diante deles para que os dois coloquem a mão direita sobre o mesmo, enquanto você diz:

"Abençoados sejam pelo antigo e místico elemento terra.
Que a Deusa do amor em toda sua glória abençoe-os com amor, ternura, felicidade e compaixão pelo tempo que viverem ambos."

Coloque novamente o prato sobre o altar. O casal deverá se voltar para o leste. Soe o sino do altar três vezes e então envolva-os com o incenso e diga:

"Abençoados sejam pela fumaça e pelo sino, símbolos do antigo e místico elemento ar.
Que a Deusa do amor em toda sua glória abençoe-os com a comunicação, crescimento intelectual e sabedoria pelo tempo que viverem ambos."

Coloque novamente o incenso no altar. O casal agora deve se voltar para o sul. Dê a cada um uma vela branca, a qual deverão segurar com a mão direita. Acenda as velas, pegue a vareta do altar e segure-a acima dos dois enquanto diz:

"Abençoados sejam pela vareta e pela chama, símbolos do antigo e místico elemento fogo.
Que a Deusa do amor em toda sua glória abençoe-os com harmonia, vitalidade, criatividade e paixão pelo tempo que viverem ambos."

Coloque novamente as velas e a vareta no altar. O casal deverá se voltar para o oeste. Tome o cálice com água e salpique algumas gotas sobre a cabeça deles, enquanto diz:

"Abençoados sejam pelo antigo e místico elemento água.
Que a Deusa do amor em toda sua glória abençoe-os com a amizade, a intuição, o carinho e a compreensão pelo tempo que viverem ambos."

Coloque o cálice com água novamente no altar. Unte a testa deles com o óleo de rosa e segure o cristal de quartzo sobre eles, como símbolo sagrado do reino espiritual, enquanto diz:

"Que a Deusa do amor em toda sua glória abençoe-os, e que a magia do seu amor continue a crescer pelo tempo que permanecerem juntos no amor, pois o seu casamento é uma união sagrada dos aspéctos feminino e masculino da divindade."

Coloque o cristal novamente no altar e consagre as alianças do casamento com uma pitada de sal e gotas de água, enquanto diz:

"Pelo sal e pela água eu purifico e limpo estes belos símbolos do amor.
Que todas as vibrações negativas, impurezas e obstáculos sejam afastados daqui! E que penetre tudo o que é positivo, terno e bom.
Abençoadas sejam estas alianças no nome divino da Deusa.
Assim seja!"

O noivo coloca a aliança no dedo da noiva, e ela por sua vez coloca a aliança no dedo dele. Agora podem trocar as promessas que escreveram com suas próprias palavras antes da cerimônia.
Após o casal haver proferido suas promessas de amor, consagre as cordas brancas da mesma maneira que fez com as alianças e então segurando-as lado a lado, faça com que o homem e a mulher segurem uma extremidade e dêem um nó enquanto expressam seu amor um pelo outro. Amarre-as no meio e diga:

"Pelos nós nesta corda seja o seu amor unido."

Pegue a corda com os nós e amarre juntas as mãos do noivo e da noiva. Visualize uma luz branca de energia da Deusa e de proteção circundando o casal, enquanto suas auras se unem em uma só e todos os presentes à cerimônia emitem energia, cantando repetidamente com alegria:

"Amor! Amor! Amor!"

Após haver centralizado o poder trazido para os noivos e para o casamento deles, permaneça alguns minutos em silêncio e depois retire a corda das mãos deles, dizendo:

"Pelo poder da Deusa e de seu Consorte, eu os declaro marido e mulher pelo tempo que viverem ambos. Que vivam juntos no amor. Assim seja!"

Os convidados agora podem aclamar, aplaudir e congratular-se com os recém-casados. Agradeça à Deusa e ao Deus e desfaça o círculo. Coloque a vassoura de palha horizontalmente no chão e faça com que os noivos pulem por cima dela juntos e de mão dadas.
Termina assim o ritual pagão de compromisso, que deve ser festejado por todos com vinho consagrado e bolo de compromisso, que é tradicionalmente partido com a espada cerimonial do Coven.

0 comentários:

Postar um comentário