Deuses & Deusas Celtas "B"

quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Badb - Seu nome, que se pronuncia Baid, foi traduzido como Corvo de Batalha, ou Gralha Escaldada, que representaria o caldeirão da vida, conhecido em Gales como “Cauth Bodva”. Badb, deusa da guerra, é esposa de Net, também deus da guerra. Irmã de Macha, de Morrigu e de Anu. Aspecto maternal da Deusa Tríplice irlandesa. Associada ao caldeirão, aos corvos e às gralhas, Badb rege a vida, a sabedoria, a inspiração e a iluminação.

Banba - Deusa irlandesa que, juntamente com Fotia e Eriu, usava a magia para repelir os invasores.

Basihea - Deusa celta do céu, dos pássaros e das viagens.

Bel/Belenus/Belenos/Belimawr - Seu nome significa “brilhante”, sendo o Deus do Sol e do Fogo dos irlandeses. Belenos dá seu nome ao festival de Beltane, ou Beltain, festa de purificação e fertilidade comemorada em 31 de outubro. Belenos era ainda ligado à ciência, cura, fontes térmicas, fogo, sucesso, prosperidade, colheita e à vegetação.

Blathnat - Deusa celta da sexualidade e da morte.

Blodeuwedd - Seu nome foi traduzido como “flor branca”, sendo representada, muitas vezes, com um lírio branco nas cerimônias de iniciação celta de Gales. Criada por Math e Gwydion, o Druida, para ser esposa de Lleu, foi transformada em coruja por causa do seu adultério e da conspiração para a morte do marido. Aspecto virginal da Deusa Tríplice dos galeses, Blodeuwedd tinha por símbolo uma coruja. Seu domínio é o das flores, sabedoria, mistérios lunares e iniciações.

Boann/Boannan/Boyne - Deusa do rio Boyne, na Irlanda, mão de Angus Mac Og com o Dagda.

Bran - O abençoado. Bran era irmão do poderoso Manawydan Ap Llyr e de Branwen, sendo filho de Llyr, do folclore galês. Associado aos corvos, Bran é o deus das profecias, artes, chefes, guerra, Sol, música e escrita.

Branwen - Irmã de Bran e esposa do rei irlandês Matholwch. Vênus dos mares do norte, filha de Llyr, uma das três matriarcais da Grã-Bretanha. Brandem é chamada Dama do Lago, sendo a Deusa do amor e da beleza no panteão galês.

Brigit/Brid/Brigid/Brig - Seu nome significa “flecha de poder”. Brigit era filha do Dagda, sendo chamada A Poetisa. Outro aspecto de Danu, associada a Imbolc. Tinha uma ordem dedicada a ela, formada só por mulheres, em Kildare, na Irlanda, que se revezavam para manter o fogo sagrado sempre aceso. Deusa do fogo, fertilidade, lareira, todas as artes e ofícios femininos, artes marciais, curas, medicina, agricultura, inspiração, aprendizagem, poesia, adivinhação, profecia, criação de gado, amor, feitiçaria, ocultismo.

0 comentários:

Postar um comentário